(94) 99167-6394

NO AR

Agencia Midia Seven

agenciamidiaseven.com.br

Brasil

Marabá: Eletronorte diz que manutenção na subestação foi bem-sucedida

Publicada em 25/04/22 às 11:01h - 87 visualizações

por (Patrick Roberto)


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução correio de carajás)

Após procedimento que deixou a cidade sem energia elétrica por uma manhã inteira no domingo (24/4), com um desligamento programado, a Eletronorte divulgou nota pública em que afirma ter sido bem-sucedida a manutenção na Subestação de Marabá. A estatal vinha tentando realizar o procedimento desde o início do ano e adiou três vezes, após ampla divulgação. Na tentativa anterior, voltou atrás alegando que o tempo chuvoso atrapalharia. Telefones celulares também ficaram sem sinal por horas na área urbana.

O último domingo foi de sol forte e calor (máxima de 34°), numa sensação térmica que indica que o verão já está a caminho. Isso tornou ainda bem mais incômodo ficar sem energia por quase cinco horas.

No que diz respeito à telefonia, os nobreaks (baterias de alimentação) das torres estação base de celular, pelo visto, também não deram conta de sustentar a rede por tantas horas sem energia e aos poucos, uma a uma das operadoras começou a apresentar falhas de sinal a depender das regiões da cidade. Quem ainda estava passando o tempo com postagens em redes sociais ou troca de mensagens, ficou sem esse serviço por pelo menos duas horas. As empresas do setor não se justificaram publicamente sobre o ocorrido.

Leia mais:

SUBESTAÇÃO

Uma subestação é uma instalação elétrica formada por um conjunto de equipamentos responsáveis pela transmissão e distribuição da energia elétrica, além de equipamentos de proteção e controle.

As subestações de energia são responsáveis pela distribuição da energia elétrica. Antes de chegar às casas, a eletricidade percorre um sistema de transmissão que começa nas usinas e passa por estas estações, onde equipamentos chamados transformadores fazem o aumento ou a diminuição da tensão.

Quando elevam a tensão elétrica, os transformadores evitam a perda excessiva de energia ao longo do percurso. Quando rebaixam a tensão, já nos centros urbanos, permitem a distribuição da energia pela cidade.

Funcionam, deste modo, como pontos de entrega de energia para os consumidores.

MANUTENÇÃO

A nota da estatal dizia o seguinte: “Em Marabá, no Pará, a Eletronorte concluiu antes do prazo a manutenção programada para a Subestação Marabá. Prevista no intervalo de das 7h30 até 12h30, a Eletronorte liberou energia para o sistema às 11h06, reduzindo o tempo da manutenção em 1h24. A normalização no fornecimento de energia foi efetivada às 12h02 em decorrência da realização de atividades de manutenção da distribuidora Equatorial Pará em suas instalações”.

Apesar de comemorar ter restabelecido a energização às “11h06”, como afirma a Eletronorte, na grande maioria das residências de Marabá a energia só retornou às unidades consumidoras uma hora depois, por volta das 12h10. Empresas do comércio que costumam atender aos domingos, restaurantes, lanchonetes e até as donas de casa que dependiam da energia para finalizar o almoço, marcaram bem o horário.

A nota da empresa termina com o seguinte trecho: “As equipes técnicas da Eletronorte atuaram para reduzir o período total de manutenção e, consequentemente, os impactos no fornecimento de energia elétrica na região atendida pela subestação Marabá. A empresa agradece a compreensão da comunidade e reafirma seu compromisso com a preservação do serviço de transmissão, garantindo a segurança e a confiabilidade no atendimento de energia elétrica essencial à sociedade. É mais energia para o Pará, é mais energia para o Brasil”.

Marabá, que segundo o IBGE, tem 283.542 habitantes, conta com 108.260 unidades consumidoras (ligações residenciais ou comerciais de energia) ativas, atendidas pela concessionária Equatorial. (Patrick Roberto)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(94) 99167-6394

Visitas: 620439
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2022 - Agencia Midia Seven
Converse conosco pelo Whatsapp!